AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE: UMA COMPREENSÃO DOS ASPECTOS SAUDÁVEIS E PATOLÓGICOS | Autora: Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno – Coautora: Catarina Possenti Sette

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 602

Autora: Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno
Coautora: Catarina Possenti Sette

Conteúdo:
A personalidade diz respeito a padrões de comportamento e atitudes típicas de um indivíduo, consideradas, relativamente, constantes e estáveis. Avanços teóricos na área da saúde mental têm oferecido suporte para os profissionais na investigação dos traços de personalidade. Dessa forma, o profissional tem um aporte para avaliar tanto aspecto mais saudável, quanto patológico, uma vez que a personalidade é compreendida como um continuum. De um lado, a personalidade saudável pode ser avaliada por meio de um modelo mundialmente conhecido e utilizado, em diferentes contextos, denominado de Cinco Grandes Fatores. Esse modelo foi construído a partir de uma taxonomia das palavras para descrever a estrutura da personalidade. Por outro lado, compreende-se por personalidade patológica um funcionamento desadaptativo, ou seja, um padrão ou comportamento persistente que se desvia da cultura do indivíduo de forma generalizada e inflexível provocando sofrimento ou prejuízo. Algumas teorias explicam esse funcionamento, com destaque para a de Millon e a classificação utilizada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). Para tanto, o minicurso tem por objetivo apresentar brevemente os diferentes modelos para avaliação da personalidade (saudável e patológica) e propiciar ao participante o conhecimento de alguns testes utilizados com base nesses modelos. Serão utilizados o Big Five Inventory (BFI) para avaliação saudável e o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), para avaliação patológica. Conteúdo: Conceituação da personalidade; apresentação da personalidade, considerando como um continuum; modelos de avaliação de personalidade; personalidade saudável (CGF); personalidade patológica (DSM-5). Objetivo: O curso tem por objetivo apresentar uma breve conceituação da personalidade, os modelos de classificação e proporcionar o conhecimento a respeito de instrumentos para avaliação saudável e patológica da personalidade, dando-se foco para duas ferramentas. Público-alvo: Estudantes de psicologia e psicólogos. Recursos didáticos e/ou recursos tecnológicos: data show. Referências: American Psychiatric Association ([APA]), (2014). Manual diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais -DSM-5, (5ª edição). Porto Alegre, RS: Artmed. Andrade, J. M. (2008). Evidências de validade do Inventário dos Cinco Grandes Fatores de personalidade para o Brasil. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, DF. Carvalho, L. F., & Primi, R. (2013). Perspectivas em psicologia dos transtornos da personalidade: implicações teóricas e práticas. São Paulo: Casa do psicólogo. John, O. P., Donahue, E. M., & Kentle, R. L. (1991). The Big Five Inventory. Berkeley, CA: University of California, Berkeley, Institute of Personality and Social Research. Millon, T. Millon, C. M., Meagher, S. Grossman, S., & Ramanath, R. (2004). Personality Disorders in Modern Life. New Jersey: Wiley. Millon, T., Grossman, S., & Tringone, R. (2010). The Millon Personality Spectrometer: a tool for personality spectrum analyses, diagnoses, and treatments. In T. Millon (Org.), Disorders of Personality: introducing a DSM/ICD spectrum from normal to abnormal. New Jersey: Wiley. Millon, T. (2011). Disorders of Personality: introducing a DSM/ICD spectrum from normal to abnormal. New Jersey: Wiley. Millon, T. (2018). What are personality disorder. Disponível em: https://www.psychiatry.org/patients-families/personality-disorders/what-are-personality-disorders.

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica