AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES | Autora: Lisandra B. V. Lima

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora:
 08:00 às 10:00
Sala: 706

Autora: Lisandra B. V. Lima

Conteúdo:
A avaliação psicológica de crianças é uma demanda frequente na prática do psicólogo. Podendo ocorrer em diferentes contextos, tais como o clínico, escolar e educacional, hospitalar, forense, entre outros, tem além do objetivo diagnóstico, um caráter preventivo, pois a identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida é de suma importância. O minicurso abordará a técnica da avaliação de crianças e adolescentes, apresentando alguns passos a serem seguidos para uma avaliação pautada na ética e conhecimento de todo processo, finalizando com a elaboração do laudo psicológico.

Recursos didáticos: Aula expositiva e dialogada; discussão de casos clínicos e recursos audiovisuais.

Referências: American Psychiatric Association. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-IV-TR. 4ª. Ed. Porto Alegre: Artmed Assumpção, F. B. (2014). Psiquiatria da infância e da adolescência: casos clínicos. Porto Alegre: Artmed Braaten, E. (2007). The child clinician?s report – writing Handbook. New York: Guilford Press. Cunha, J. A. Psicodiagnóstico. (2010) Porto Alegre: Artmed. Groth-Marnat, G., & Davis, A. (2014). Pshychologycal report writing assistant, New York: Wiley Marcelli, D., & Cohen, D. (2010). Infância e Psicopatologia. Porto Alegre: Artmed

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica