Avaliação Psicológica Educacional: contribuições para a prática profissional

Entidade:
IBAP

Coordenador(a):
Thatiana Helena Lima

Financiador do coordenador:

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a busca da produção científica em Avaliação Psicológica no contexto Escolar/Educacional no contexto nacional e internacional, focando nos instrumentos de medida dos artigos pesquisados, assim como buscar a produção de dois dos instrumentos mais utilizados, a saber, o Desenho da Figura Humana – DFH e o Teste Gestáltico Visomotor de Bender. Ambos os testes são realizados por meio de desenhos o que permite uma maior adesão da criança. Além disso, ficou evidente o quanto os instrumentos são amplamente utilizados e podem fornecer dados importantes para que, aliados a outros aspectos educacionais, o aluno seja favorecido no que diz respeito ao seu desempenho na escola, podendo ele obter o sucesso acadêmico.

Eixo:
II: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo:
Processos de Avaliação


Apresentações:

Produção científica em Avaliação Psicológica no contexto educacinal
– Thatiana Helena Lima (Coautoras: Neide de Brito Cunha e Adriana Cristina Boulhoça Suehiro)
Investigou-se a produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional entre 2005 e 2015. Foram analisados 94 artigos de 11 periódicos científicos classificados como A1 e A2 pelo Qualis CAPES. Dentre os resultados, observou-se artigos baseados em avaliações do tipo psicométrica/fatorial em detrimento dos instrumentos psicopedagógicos e os artigos empregaram uma grande variabilidade de técnicas nas avaliações realizadas, sendo que dentre os instrumentos mais utilizados estão o Desenho da Figura Humana, nas suas diversas escalas e o Bender – Sistema de Pontuação Gradual. Este dado mostra que os instrumentos têm sido utilizados no contexto escolar, considerados importantes para a avaliação de crianças e adolescentes. Leva-se em consideração que os testes avaliam aspectos cognitivos e motores, respectivamente, assim, podem estar associados ao desempenho acadêmico dos estudantes e, altas pontuações neles, estariam relacionadas à sucesso escolar.

Desenho da Figura Humana: investigando a produção científica da vertente cognitiva
– Ana Carolina Zuanazzi Fernandes – CAPES (Coautor(a): Ana Carolina Zuanazzi Fernandes – FAPESP e Fabián Javier Marín Rueda – CAPES)
O Desenho da Figura Humana (DFH) é um instrumento relevante para a prática profissional na avaliação infantil e possui uma diversidade de sistemas que foram desenvolvidos a partir da proposta inicial de Goodenough. Dessa forma, investigou-se os sistemas desenvolvimentais do DFH mais utilizados no âmbito internacional e nacional, além da realização uma análise qualitativa dos mesmos sem delimitação de tempo. A busca foi realizada no Periódicos Capes, Scielo, Redalyc e Pepsic. Foram lidos 33 artigos que permitiram a identificação do sistema Goodenough-Harris, como o mais estudado internacionalmente, e o sistema Wechsler no Brasil. O ano de 2005 foi o que apresentou maior número de publicações. Em relação aos tipos de estudos, observou-se um predomínio da busca de evidências de validade no Brasil, enquanto que internacionalmente os estudos foram mais heterogêneos. Conclui-se que os sistemas apresentam propriedades psicométricas, minimamente, adequadas e que é necessário a realização de novos estudos que investiguem o funcionamento dos sistemas, principalmente no âmbito nacional, que possui apenas 10 estudos.

As contribuições do teste de Bender para a educação básica
– Adriana Satico Ferraz – FAPESP (Coautoras: Fernanda Otoni e Ariela Raíssa Lima Costa – CAPES)
O teste de Bender é amplamente utilizado no processo de Avaliação Psicológica e Educacional de crianças em idade escolar, público-alvo deste estudo de revisão da literatura. Este instrumento afere a habilidade perceptomotora, expressas pela percepção visual, a habilidade motora manual, a temporalidade, as noções espaciais e a organização. Analisaram-se 59 pesquisas desenvolvidas no cenário educacional nacional e estrangeiro, publicadas entre os anos de 1959 a 2017. Como resultado, verificou-se a sensibilidade do teste de Bender de diferenciar os alunos em detrimento das idades e anos escolares. O instrumento também mostrou capacidade de identificar alunos com déficits em habilidades linguísticas como a leitura e escrita, e aspectos cognitivos como a inteligência e atenção. Estes resultados apontam para a utilização do teste de Bender como uma importante ferramenta de rastreio de possíveis dificuldades de aprendizagem. Além disto, o teste de Bender fornece informações para a elaboração e aplicação de intervenções educacionais, bem como oferece dados sobre a eficácia destas práticas.O teste de Bender é amplamente utilizado no processo de Avaliação Psicológica e Educacional de crianças em idade escolar, público-alvo deste estudo de revisão da literatura. Este instrumento afere a habilidade perceptomotora, expressas pela percepção visual, a habilidade motora manual, a temporalidade, as noções espaciais e a organização. Analisaram-se 59 pesquisas desenvolvidas no cenário educacional nacional e estrangeiro, publicadas entre os anos de 1959 a 2017. Como resultado, verificou-se a sensibilidade do teste de Bender de diferenciar os alunos em detrimento das idades e anos escolares. O instrumento também mostrou capacidade de identificar alunos com déficits em habilidades linguísticas como a leitura e escrita, e aspectos cognitivos como a inteligência e atenção. Estes resultados apontam para a utilização do teste de Bender como uma importante ferramenta de rastreio de possíveis dificuldades de aprendizagem. Além disto, o teste de Bender fornece informações para a elaboração e aplicação de intervenções educacionais, bem como oferece dados sobre a eficácia destas práticas.