Conferencista:
Iraní Tomiatto de Oliveira (ABEP)
Resumo:
No Ano da Formação em Psicologia, em que ocorre o processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação da área, impõe-se a reflexão e discussão sobre inúmeros aspectos envolvidos no desafio de formar psicólogos éticos, críticos, socialmente comprometidos e competentes. Um dos referenciais centrais nessa discussão é o da formação generalista, conceito amplamente utilizado, mas que demanda melhor compreensão, tanto de seu significado quanto de suas possibilidades de efetivação em um projeto pedagógico. Em um cenário que tende à especialização e considerando-se a grande diversidade de referenciais teóricos, áreas e campos de atuação da Psicologia, o que caracteriza uma formação generalista? E, uma vez que se consiga defini-la, como colocá-la em prática? Estas serão as principais questões abordadas neste trabalho, com vistas a buscar como formar profissionais que tenham conhecimento e domínio dos fundamentos da profissão e capacidade de utilizá-los em contextos distintos, com coerência e flexibilidade, considerando os avanços da Psicologia como ciência e como profissão, as demandas contemporâneas e regionais e as políticas de acessibilidade. Quais são os conhecimentos, habilidades, atitudes e competências a serem desenvolvidas, como e a partir de que experiências é possível fazê-lo, e como avaliar os resultados obtidos. A experiência de coordenar a construção de projetos pedagógicos na busca desses objetivos e a análise dos dados obtidos no atual processo de revisão das DCN, advindos de todo o país e gerados em mais de uma centena de reuniões, traz novos e relevantes elementos para essa discussão.
Eixo:
I – A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia
Processo:
Processos Formativos de Psicólogos