O LÍDER MORREU. VIVA O LÍDER! COMO DESENVOLVER LÍDERES AUTÊNTICOS NA PRÁTICA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | Autora: Maria Isabel de Campos

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 08:00 às 10:00
Sala: 604

Autora: Maria Isabel de Campos

Conteúdo:
Objetivos: Propiciar a compreensão da Liderança Autêntica, como um estilo de liderança em destaque na atualidade. Esclarecer sua importância para as organizações e para a sociedade, e os benefícios de sua adoção por profissionais que ocupam ou desejam ocupar posições de liderança. Por meio de exposição teórica e pela aplicação de dinâmicas, desenvolver condições para que os participantes ampliem seu entendimento e seu ferramental para a prática de Orientação Profissional de adultos que desejam melhorar seu desempenho como líderes, adotando a Liderança Autêntica como seu estilo. Conteúdo: A Liderança Autêntica (LA) é um padrão de comportamento do líder. Sob esse padrão o líder promove um ambiente positivo, potencializando o desenvolvimento próprio e de liderados e alcançando resultados positivos para empresa e para os profissionais. Dentre os resultados positivos encontram-se melhores níveis de satisfação no trabalho, capital psicológico, confiança, criatividade e engajamento, dentre outros. A LA é um estilo de liderança que tem despertado o interesse das organizações e de muitos profissionais que são ou que desejam ser líderes. Esses indivíduos têm questionado os padrões mais tradicionais de exercício de poder nas organizações e têm procurado recursos que lhes possibilitem adotar um novo estilo. Um estilo que lhes permita não apenas perseguir e alcançar os objetivos da organização mantendo rígidos preceitos de ética, mas também estabelecer um relacionamento transparente, saudável e equilibrado com seus liderados, ouvindo-os mais em momentos de tomada de decisão e desenvolvendo consciência dos fatores humanos (próprios e dos outros), importantes para o processo da liderança.

Principais Tópicos: Liderança: uma breve linha do tempo; Liderança autêntica: o que é e como pode ser identificada e medida; desafio e a necessidade de se desenvolver líderes autênticos; O desenvolvimento da liderança autêntica: alguns processos aplicados e descritos na literatura científica. Abordagem Integrativa: uma proposta para o desenvolvimento do líder autêntico e suas possíveis aplicações na prática da Orientação Profissional.

Recursos didáticos: projetor de slides; notebook com CD player, ou som externo, ou acesso à internet com banda larga (uso de músicas); caixa de som; bloco de papel A3 e folhas A4 (quantidade depende do tamanho da turma), caixas de giz de cera ou pastel, post-its de diferentes cores e tamanhos.

Referências: Avolio, B.J., & Walumbwa, F.O. (2014), Authentic leadership theory, research and practice: steps taken and steps that remain. In Day, D.V. (Ed.), The Oxford Handbook of Leadership and Organizations, (pp. 331-356). New York, NY: Oxford University Press. ; Avolio, B. J., & Gardner, W. L. (2005). Authentic leadership development: Getting to the root of positive forms of leadership. Leadership Quarterly, 16(3), 315-338. doi:10.1016/j.leaqua.2005.03.001. ; Campos, M. I., & Rueda, F. J. M. in press. Liderança Autêntica: uma análise temática teórica do discurso do líder brasileiro contemporâneo. Paidéia. ; Campos, M. I., & Rueda, F. J. M. (2018). Evolução do construto liderança autêntica: Uma revisão de literatura. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 18(1), 1-8. doi:10.17652/rpot/2018.1.13473. ; Campos, I. (2010). Aprendizagem em treinamentos corporativos ? inovação, método e resultados sob uma abordagem transpessoal. São Paulo: Altana.

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Orientação e Aconselhamento

Área: Psicologia Organizacional

Entidade: ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissionais