ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA BASEADA EM EVIDÊNCIAS | Autor: Lucilene Tofoli

Data:  17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 603

Autor: Lucilene Tofoli

Conteúdo:
Neste curso, serão abordados conteúdos relacionados à avaliação e à intervenção em orientação profissional e de carreira tendo como base os principais achados científicos dos últimos anos no sentido de indicar os métodos mais eficazes de acordo com resultados de pesquisas nacionais e internacionais. A abordagem baseada em evidências proporciona ao profissional a segurança de avaliar e intervir a partir de métodos e técnicas cientificamente embasados e fornece expectativas de resultados de seu trabalho a partir do diálogo com a literatura científica. Serão abordadas as teorias Social Cognitiva de Desenvolvimento de Carreira, Teoria de Construção de Carreira e Modelo Hexagonal de Holland. O curso é destinado a psicólogos e estudantes de psicologia de todos os semestres. Objetivo: este curso tem o objetivo de instrumentalizar os participantes com conhecimentos e técnicas de orientação profissional e de carreira baseadas em evidências científicas obtidas a partir de estudos de metanálises de intervenções.

Principais tópicos: Psicologia baseada em evidências; Eficácia de intervenções em orientação profissional e de carreira: entendendo o que faz as intervenções funcionarem (ou não); Ingredientes críticos de intervenções com resultados favoráveis: identificando o que faz as intervenções funcionarem; Principais modelos teóricos de intervenções com resultados favoráveis: estudando as bases das intervenções que funcionam; Instrumentos de avaliação: identificando as características dos participantes da intervenção (antes e depois); Construção de técnicas teoricamente baseadas: fazendo as intervenções funcionarem.

Recursos didáticos: aula expositiva e dialogada, estudos de caso e demonstração de instrumentos.

Bibliografia: Betz, N. E., & Taylor, K. M. (2012). Career decision self-efficacy scale: Manual and sampler set. Menlo Park, CA: Mind Garden. ; Holland J. L., Messer M. A. (2013). Self-Directed Search®?5th Edition. Lutz, FL: PAR. ; Savickas, M., Nota, L., Rossier, J., Dauwalder, J-P., Duarte, M. E., Guichard, J., Soresi, S., Van Esbroeck, R., & Van Vianen, A. (2009). Life designing: A paradigm for career construction in the 21st Century. Journal of Vocational Behavior, 75(3), 239-250. ; Whiston, S. C., Li, Y., Goodrich Mitts, N., & Wright, L. (2017). Effectiveness of career choice interventions: A meta-analytic replication and extension. Journal of Vocational Behavior, 100, 175-184. doi: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2017.03.010.

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Orientação e Aconselhamento

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissionais