Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 08:00
Sala: 712
Autor: Fernando Diogo Padovan
Conteúdo:
O Sistema Protea-R é um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA). É indicado para crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação. Está dividido em três eixos, sendo eles a Entrevista de anamnese, o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA ? Versão Revisada ? Não Verbal (PROTEA-R-NV) e a Entrevista devolutiva. Dentre as vantagens de utilização do sistema, encontram-se a possibilidade de encaminhamento precoce para intervenções especializadas, a sistematização da brincadeira livre e semidirigida e o fornecimento de diretrizes para a interação do profissional com a criança. Este minicurso visa apresentar o sistema, seus eixos de investigação e as técnicas empregadas em cada um dos momentos da execução do protocolo.
Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros
Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)
Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia
Entidade: VETOR EDITORA