USO DA ACUPUNTURA NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INFANTIL | Autora: Celia Vectore – Coautora: Ana Caroline Dias da Silva

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 08:00 às 10:00
Sala: 606

Autora: Celia Vectore
Coautora: Ana Caroline Dias da Silva

Conteúdo:
A acupuntura, técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem sido o alvo de vários trabalhos científicos relacionados à Psicologia, cujos resultados, não raras vezes, corroboram a pertinência de tal técnica para o uso de psicólogos, já que por meio de sua visão holística do ser humano, apresenta um diferencial nos fazeres psicológicos. A despeito de certa estranheza que ainda suscita, a inserção de agulhas ou de outros materiais não invasivos em pontos específicos do corpo, os achados acadêmicos são cada vez mais favoráveis, para o uso em situações de desequilíbrios energéticos, capazes de originar patologias ao longo do tempo. A presente comunicação relata o uso da Acupuntura em crianças pré-escolares, com sintomas de agitação, impulsividade e desatenção, normalmente identificadas como portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, atendidas ao longo de dez sessões, as quais mesclavam além de procedimentos psicopedagógicos de natureza lúdica, os estímulos nos pontos de acupuntura em desequilíbrio. Ao final da intervenção constatou-se uma melhora do equilíbrio energético nos meridianos trabalhados, constatados pela aferição com o aparelho Ryodoraku o que refletiu numa diminuição das queixas das professoras e dos genitores. Assim, agitação durante o sono, roer unhas entre outros foram comportamentos, cuja frequência diminuiu acentuadamente. Atualmente, há pesquisas nacionais utilizando a acupuntura em crianças com os sintomas de ansiedade, estresse, hiperatividade, desatenção, impulsividade e obesidade, uma vez que fármacos possuem efeitos colaterais no organismo. Os resultados demonstram efeitos positivos e significativos. Assim, essa comunicação visa conversar sobre a acupuntura na pesquisa e intervenção com crianças, abordando os desafios profissionais para a formação em Acupuntura e a possibilidade de utilização por psicólogos acupunturistas. Ressalta-se que, a patologização da vida e da infância também é um desafio que se impõe ao psicólogo, nesse sentido, é fundamental o conhecimento tanto ocidental, quanto oriental para o enfrentamento e a devida desmedicalização da infância, além de ressignificar suas concepções em relação ao sujeito.

Recursos didáticos: Datashow e computador

Bibliografia: Associação Brasileira do Déficit de Atenção (2015). Diagnóstico em Crianças. Disponível em : http://redebrasileiradotdah.net/br/sobre-tdah/diagnostico-criancas.html. Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. (2015). Nota Técnica – O Consumo de Psicofármacos no Brasil – Dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Anvisa (2007-2014). Disponível em: http://medicalizacao.org.br/wp-content/uploads/2015/06/NotaTecnicaForumnet_v2.pdf. Liu, J. (2011). Is electro-acupuncture, in combination with behaviour therapy, effective in preschool children with attention deficit hyperactivity disorder? Focus On Alternative & Complementary Therapies, 16 (3), 227-228. Pinto, N. M. M. (2016). A Acupuntura no tratamento da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: uma revisão da literatura. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar: Universidade do Porto. Vectore, C. (2005). Psicologia e acupuntura: primeiras aproximações. Psicologia: ciência e profissão, 25(2), 266-285. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000200009&lng=pt&tlng=pt. Objetivo: Apresentar alternativas para o enfrentamento da patologização infantil, a partir das contribuições da Psicologia e Acupuntura. Principais tópicos: – Diagnóstico de Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção: controvérsias desafiadoras – Contribuição da Acupuntura no manejo de crianças com sintomas de hiperatividade e/ou desatenção – Relato do estudo realizado com crianças pré-escolares com queixas de hiperatividade e/ou desatenção: contribuição da interligação de saberes psicológicos com os da Medicina Tradicional Chinesa

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Psicologia do Desenvolvimernto 

Entidade: ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional