A PSICOPEDAGOGIA E O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO: SUPERAÇÃO OU PERPETUAÇÃO DO “INSUCESSO” ESCOLAR | Autora: Katia Cristina Silva Forli Bautheney

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 611

Autora: Katia Cristina Silva Forli Bautheney

Conteúdo:
O que é psicopedagogia? Como atua o psicopedagogo? O presente curso tem como objetivo ampliar a discussão acerca das especificidades de um campo teórico e clínico denominado « psicopedagogia ». Para tanto partimos da desproporcionalidade existente entre o aumento da demanda por formação nesta área (bem como a proliferação no oferecimento de cursos de psicopedagogia) e a não diminuição do número de alunos considerados portadores dos ditos problemas de aprendizagem, movimento este que faz eco em um processo maior de psicologização e patologização do cotidiano escolar.
Buscaremos estabelecer uma definição conceitual da fundamentação do campo epistemológico da psicopedagogia, por meio de exemplificação de práticas ditas psicopedagógicas no Brasil. Faremos uma distinção entre ações e implicações de uma orientação em psicopedagogia que visa essencialmente a “correção” e /ou anulação do sintoma do não aprender (em direção a uma ortopedia psicopedagógica), em oposição à possibilidade de exercício de uma ‘clínica do aprender’ a partir da ética psicanalítica, com uma intervenção psicopedagógica que funcione para além de um simples ajustamento de um sujeito “que vai mal na escola” a um modelo de “bom aluno”, podendo garantir uma reinserção do mesmo no universo do desejo de saber, e suscitando uma discussão sobre a engrenagem social produtora de fracasso escolar.

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos Formativos (formação de profissionais e trabalhadores de diferentes áreas)

Área: Psicologia Escolar e Educacional

Entidade: ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional