AFETIVIDADE: AS MARCAS DO PROFESSOR INESQUECÍVEL | Autor: Sérgio Antônio da Silva Leite

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 620

Autor: Sérgio Antônio da Silva Leite

Conteúdo:
No presente minicurso, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor, considerado inesquecível, assume no planejamento e no desenvolvimento do seu processo de mediação pedagógica, tendo em vista o sucesso da aprendizagem do aluno. Entende-se por processo de ensino-aprendizagem com sucesso, as mediações pedagógicas que possibilitam ao aluno apropriar-se dos conteúdos abordados e, simultaneamente, estabelecer um vínculo afetivo positivo com os mesmos; ou seja, não basta que o aluno aprenda, é necessário que também se estabeleça uma relação afetiva positiva, nesse processo, entre ele e os conteúdos abordados. O curso tem como base as concepções de Vigotski e de Wallon e apoia-se no conjunto de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo do Afeto, vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da Faculdade de Educação da Unicamp. Serão analisadas cinco decisões envolvidas no planejamento e desenvolvimento de programas de ensino, as quais, necessariamente, devem ser objetos de análise do professor, independente da área curricular envolvida. Tais decisões relacionam-se com as seguintes questões: para onde ir / objetivos de ensino; de onde partir / o início do processo de ensino; como sequenciar / organização dos conteúdos de um programa de ensino; como ensinar / escolha das atividades de programas de ensino, incluindo as propostas de ensino ativo; como avaliar adequadamente o processo de ensino-aprendizagem. Os dados disponíveis sugerem que: a) as decisões assumidas pelo professor, com relação a esses pontos, podem facilitar ou dificultar as relações que serão estabelecidas entre o aluno e os respectivos conteúdos de ensino; b) tais decisões produzem, inevitavelmente, impactos afetivos no aluno, podendo gerar movimentos de aproximação ou de afastamento, entre ele e os respectivos conteúdos em questão. O conjunto de dados produzidos pela pesquisa sobre o professor inesquecível, uma das linhas do Grupo do Afeto, possibilita caracterizar esses impactos, bem como identificar a generalidade dos mesmos. Finalmente, entende-se que essas questões são de vital importância para os psicólogos que atuam em instituições educacionais, em especial com professores que lidam sistematicamente com o processo de ensino ? aprendizagem. Conteúdos: – o conceito de Afetividade baseado nas ideias de Wallon e Vigotski; – o processo de ensino-aprendizagem: concepção tradicional e atual; – Afetividade no processo de mediação pedagógica; – os movimentos de aproximação/afastamento afetivo entre sujeito e objeto; – Afetividade e algumas decisões assumidas pelo professor inesquecível: escolha dos objetivos de ensino, o conhecimento do aluno como ponto de partida, a organização dos conteúdos, as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, as estratégias de avaliação; – os impactos afetivos do processo de mediação pedagógica na constituição da subjetividade do aluno. Recursos didáticos: Datashow e quadro negro. Bibliografia básica: Leite, S. A. S. (Org.) Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. Leite, S. A. S. (Org.) Afetividade e Letramento na Educação de Jovens e Adultos- EJA. São Paulo: Cortez Editora, 2013. Vygotsky, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984 Vygotsky, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. Wallon, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968. Wallon, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos Educativos (formação/orientação de professores; planejamento educacional; elaboração de projetos educacionais;atuação/intervenção em contextos educativos formais e não formais; avaliação de processos educativos; orientação profissional/vocacional; planejamento e acompanhamento de medidas socioeducativas)

Área: Psicologia Escolar e Educacional

Entidade: ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional