ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS, AVALIAÇÃO E FORMAS DE ATENDIMENTO | Autora: Tatiana de Cássia Nakano

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 707

Autora: Tatiana de Cássia Nakano

Conteúdo:
A temática das altas habilidades/superdotação é uma questão que intriga a humanidade há vários anos, ao longo dos quais, faz-se notar a preocupação de diferentes teóricos em definir e explicar este importante conceito ao longo dos anos. No entanto, uma série de desafios ainda se mostram presentes na temática, envolvendo falta de consenso acerca da sua definição, mitos e ideias errôneas que ainda se fazem presentes em relação à temática, dificuldades na identificação, bem como o desconhecimento das Leis e programas de atendimento. Tais questões têm se constituído como dificuldades para o estudo da temática e para a ampliação do atendimento adequado à essa população específica. Nesse sentido, o mini-curso tem, como objetivo, apresentar os principais tópicos relacionados à temática das altas habilidades/superdotação, incluindo suas definições, as Leis brasileiras, principais modelos teóricos, mitos associados, formas de avaliação e programas de atendimento.

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica