ARTE E IMAGINAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAPSICOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA COLETIVIDADE EM CONTEXTOS EDUCATIVOS | Autora: Lilian Aparecida Cruz Dugnani – Coautora: Vera Lucia Trevisan de Souza

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 605

Autora: Lilian Aparecida Cruz Dugnani
Coautora: Vera Lucia Trevisan de Souza

Conteúdo:
O presente minicurso se propõe a oferecer subsídios teóricos e vivenciais que contribuam para a constituição de uma práxis psicológica orientada para a construção da coletividade em contextos educativos. Adotam-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski, com destaque aos fundamentos da Psicologia da Arte. Nos contextos educativos, como um microcosmo social, aportam todas as contradições, tensões e conflitos que constituem uma sociedade. E como tal, podem se configurar como reprodutor de visões hegemônicas, que tendem a colocar no indivíduo, a responsabilidade de transformar as condições adversas que, são produzidas social e historicamente, o que pode resultar no adoecimento e no sofrimento de seus atores. A construção da coletividade, compreendida por nós como o desenvolvimento intencional de um modo específico de funcionamento de um grupo, como objetivo de ação do psicólogo, subverte essa lógica, ao se orientar pelo fortalecimento da aproximação desses sujeitos, na busca do desenvolvimento de novas formas de pensar, sentir e agir no mundo, visando à superação das dificuldades e a transformação da realidade. Para tal, é preciso que se tome a realidade instituída como misteriosa, duvidando do que se apresenta como naturalizado e imutável. A arte, tem se revelado como uma importante ferramenta de trabalho do psicólogo no favorecimento desses movimentos. Principalmente, pelo seu potencial de se constituir como um instrumento psicológico, que medeia e mediatiza as relações entre o indivíduo e o social. A apreciação artística pode dificultar a percepção da realidade e a emersão de emoções contraditórias, que retiram o sujeito do automatismo e aumentam a sua atividade psicológica. Nesses processos, a imaginação ganha destaque na promoção de novas formas de significar o que é vivido, aumentando o potencial de agir dos sujeitos

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos Educativos (formação/orientação de professores; planejamento educacional; elaboração de projetos educacionais;atuação/intervenção em contextos educativos formais e não formais; avaliação de processos educativos; orientação profissional/vocacional; planejamento e acompanhamento de medidas socioeducativas)

Área: Psicologia Escolar e Educacional

Entidade: ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional