AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM CONCURSOS PÚBLICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO TÉCNICA E ÉTICA DA PSICÓLOGA E DO PSICÓLOGO | Autora: Ana Cristina Ávila Batista

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 620

Autora: Ana Cristina Ávila Batista

Conteúdo:
Atualmente há uma demanda expressiva para o exercício profissional do(a) psicólogo(a) em instituições públicas que incluem a avaliação psicológica como uma etapa em seus certames. Dessa forma, o Minicurso proposto objetiva abordar de maneira teórica e prática, questões relevantes para o estudante ou profissional de Psicologia que pretende atuar em concursos públicos em seus diversos papeis: prestador de serviço, servidor público, representante de candidatos em recursos, perito, assistente técnico, avaliador, coordenador de concursos, dentre outros. A partir da experiência profissional da proponente, que atuou por mais de 20 anos na área de segurança pública na coordenação da avaliação psicológica, pretende-se também, apresentar legislações que embasam essa atividade, oriundas do Conselho Federal de Psicologia, Policia Federal e de órgãos que realizam tais avaliações. Além dos aspectos legais, será apresentada de modo breve a metodologia da Análise Profissiográfica, que é um instrumento gerencial bastante utilizado na área de gestão de pessoas e é exigido para avaliações psicológicas em concursos públicos. O conteúdo ainda abordará aspectos técnicos referentes à escolha de instrumentos para elaboração da bateria de testes nesse contexto, de acordo com as recomendações, legislações e resoluções em vigor, assim como será dado um enfoque importante no que tange à ética pessoal e profissional do(a) psicólogo(a) diante desse cenário.

Os recursos didáticos a serem utilizados constarão de apresentação em powerpoint, textos para discussão, apresentação de instrumentos favoráveis pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia? SATEPSI, artigos científicos que tratam da temática mencionada, entre outros.

Os principais tópicos a serem abordados serão: contextualização do tema, abordando o contexto histórico das avaliações psicológicas nas instituições, as possibilidades de atuação do psicólogo; o contexto jurídico e a interface com a avaliação psicológica, a importância da formação acadêmica e da atualização profissional; legislação; ferramentas profissionais; ética pessoal e profissional e incentivo à pesquisa, mediante a necessidade de construção de instrumentos que permitam avaliar de maneira consistente as características necessárias para a ocupação dos cargos.

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica