AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | Autora: Luciana de Souza Zumstein – Coautora: Celia Vectore

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 619

Autora: Luciana de Souza Zumstein
Coautora: Celia Vectore

Conteúdo:
O atendimento infantil é, sem dúvida alguma, o tipo de atendimento mais solicitado por parte da demanda de atendimentos psicológicos. É também, o que suscita, o prosseguimento do acompanhamento. Os pais procuram atendimento psicológico para os filhos, adiando a própria necessidade de terapia, as instituições encaminham as crianças para avaliações e possível intervenção. Portanto, diferentes formas de avaliação infantil são bem vindas para que a cada dia o psicólogo possa realizar um bom psicodiagnóstico e a partir dele dependerá toda a intervenção seguinte quando necessária, bem como os encaminhamentos devidos. A avaliação infantil conta com algumas dificuldades principalmente em se tratando de crianças pequenas que não se encaixam nas faixas etárias dos testes convencionais e, nem há tantos testes sob as diferentes temáticas que afligem o universo da criança pequena. Saber e dispor de novas formas de avaliação contando com a criatividade, um embasamento teórico sólido e uso de registros bem fundamentados é o objetivo deste trabalho que visa lançar luzes sob novas formas de avaliação da criança ampliando o fazer psicológico em seus diversos aspectos.

Recursos didáticos: Datashow e computador

Bibliografia: Klein, P. S. (1996). Early intervention: Cross-cultural experiences with a mediational approach. New York: Garland Publishers. Oaklander,V. (1987). Descobrindo crianças. 7ªed., São Paulo: Summus. Zumstein, L. S. & Vectore, C. (2017). Intervenção Mediacional e Ludicidade: possibilidades para o enfrentamento do estresse infantil. In: C. Vectore, Aprendizagem Mediada: intervenções em contextos educativos. Curitiba: Appris. Objetivo: Apresentar alternativas para a avaliação psicológica na infância, que se situam além dos tradicionais testes psicológicos. Principais tópicos: – Avaliação Psicológica infantil: instrumentos mais utilizados – Desafios e Perspectivas para a adequada avaliação na infância – Proposta de avaliação psicológica infantil, a partir da ludicidade

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Psicologia do Desenvolvimernto

Entidade: ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional