ESCALA BAPTISTA DE DEPRESSÃO EM DIFERENTES VERSÕES: INFANTO-JUVENIL, ADULTO, IDOSO E HOSPITALAR/AMBULATORIAL | Autora: Gabriela da Silva Cremasco

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 701

Autora: Gabriela da Silva Cremasco

Conteúdo:
“A depressão é um transtorno de humor altamente prevalente, sendo estimado que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. Nesse sentido, identificá-la corretamente é essencial, de modo a auxiliar na tomada de decisões e no desenvolvimento de intervenções eficazes, sendo os instrumentos de rastreio uma ferramenta importante do processo de avaliação psicológica. A Escala Baptista de Depressão: adultos e infanto-juvenil (já publicadas) e idosos e hospitalar/ambulatorial (em desenvolvimento) tem objetivo de avaliar sintomas de depressão e/ou auxiliar no diagnóstico de um possível transtorno depressivo. Foi desenvolvida a partir de descritores provenientes dos principais manuais diagnósticos (DSM e CID), além da teoria cognitiva e comportamental da depressão. Tratam-se de instrumentos desenvolvidos para a população brasileira, a partir de pesquisas do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental ? LAPSaM-III. O objetivo do presente minicurso será o de apresentar o histórico da EBADEP, as características de cada versão, estudos de construção, evidências de validade, normas, aplicação e correção.

Conteúdo: Definição da depressão; critérios diagnósticos; histórico da EBADEP; propriedades psicométricas; aplicação e correção.

Objetivo: Apresentar o histórico das diferentes versões da Escala Baptista de Depressão, sua construção, estudos de propriedades psicométricas, normas de aplicação e correção, bem como a interpretação dos resultados de maneira teórica e prática.

Público-alvo: Estudantes de psicologia e psicólogos. Palavras-chave: sintomatologia depressiva; saúde mental; testes psicológicos

Recursos didáticos e/ou recursos tecnológicos: data show.

Referências: American Psychiatric Association ([APA]), (2014). Manual diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais -DSM-5, (5ª edição). Porto Alegre, RS: Artmed. Baptista, M. N. (2012). Escala Baptista de Depressão versão Adulto- EBADEP-A. São Paulo: Vetor. Beck, A. T., Rush, A. J., Shaw, B. F., & Emery, G. (1982). Terapia Cognitiva da Depressão. Rio de Janeiro: Zahar Organização Mundial da Saúde (OMS). (1993). Classificação dos transtornos mentais e do comportamento ? CID-10: descrições e diretrizes diagnósticas. (10a ed.). Porto Alegre: Artes Médicas. World Health Organization – WHO (2017). Mental health: New Understanding, New Hope. Genova. Recuperado de http://www.who.int/whr/2017/en/.”

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica