ESCALA BAPTISTA DE DEPRESSÃO INFANTOJUVENIL (EBADEP-IJ) | Autora: Lisandra B. V. Lima

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 703

Autora: Lisandra B. V. Lima 

Conteúdo:
Atualmente, a manifestação de sintomas depressivos tem sido observada com maior frequência em crianças e adolescentes. A identificação da sintomatologia nessa faixa etária tem sido uma tarefa difícil, pois alguns sintomas se confundem com aspectos normais do desenvolvimento, como a irritabilidade, por exemplo. Dessa forma, aponta-se a importância de instrumentos com parâmetros psicométricos adequados e normas específicas para essa população. O minicurso abordará os aspectos teóricos da depressão infantil, a partir dos critérios diagnósticos e da literatura científica, além de instrumentalizar o aluno na utilização da Escala Baptista de Depressão Infantojuvenil (EBADEP-IJ), orientando a aplicação, correção e interpretação dos resultados.

Recursos didáticos: Aula expositiva e dialogada; aplicação, correção e interpretação do teste.

Referências: American Psychiatric Association. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-IV-TR. 4ª. Ed. Porto Alegre: Artmed Assumpção, F. B. (2014). Psiquiatria da infância e da adolescência: casos clínicos. Porto Alegre: Artmed Baptista, M. N. (2011). Escala Baptista de Depressão- Versão Infanto-Juvenil (EBADEP-IJ). (Relatório técnico não-publicado). Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil. Baptista, M. N., Borges, L., & Serpa, A. L. O. (2017). Gender and age-related diferences in depressive symptoms among Brazilians youth (submetido). Baptista, M., N., & Borges, L. (2016). ¿Revisão integrativa de instrumentos de depressão em crianças/adolescentes e adultos na população brasileira. Avaliação Psicológica, 15, 19-32. Weinberg, W. A.; Rutman, J.; Sullivan, L.; Pencik, E. C. & Dietz, S. G. (1973). Depression in Children Referred to an Education Diagnostic Center. Journal of Pediatrics, 83, 1065-1072.”

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica