INTEGRAÇÃO BIO-PSICO-SOCIAL, ECOLÓGICA E ESPIRITUAL NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE | Autora: Amelia Thereza de Moura Vasconcellos

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 610

Autora: Amelia Thereza de Moura Vasconcellos

Conteúdo:
O curso abordará os tópicos abaixo: – Importância do Biológico e do Ambiental (ideolóligico, cultural e familiar) na patologia mental e sua prevenção. – Breve Histórico da patologia mental ao longo do tempo. – Correlação entre o processo evolutivo mental e o estabelecimento de patologias psiquiátricas, tendo como base o referencial psicanalítico. – Importância da genética e das primeiras vivências relacionais no processo de maturação neurológica e emocional no psiquismo humano. – ?Engates?, pontos de fixação e defesas emocionais que permanecem primitivas, com paradas e/ou alterações no processo de desenvolvimento e maturação da mente ao longo do ciclo vital. Objetivo: Oportunizar o contato com tópicos relevantes para a formação do profissional e ao mesmo tempo promover uma discussão onde se aplicará esse conhecimento em situações práticas.

Recursos didáticos: recursos multi mídia, painel e caneta para escrever ou lousa e giz; discussão de casos clínicos.

Referência bibliográfica: VASCONCELLOS, A. T. M. A criança e o futuro ? fundamentos biopsicosociais. São Paulo: Editora de Cultura, 2009.

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos Formativos (formação de profissionais e trabalhadores de diferentes áreas)

Área: Formação em Psicologia

Entidade: ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapias