INTERVENÇÃO EM CRISE SUICIDA – INTRODUÇÃO PARA A PRÁTICA | Autora: Cristina Ribeiro dos Anjos

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 08:00 às 10:00
Sala: 708

Autora: Cristina Ribeiro dos Anjos

Conteúdo:
Durante toda a vida, uma pessoa irá passar por diversas situações crise. Algumas dessas crises são esperadas e contornadas com o desenvolvimento de novos recursos psíquicos (ex. adolescência, formatura, entrada na vida adulta, casamento, luto). Quando esses recursos não são mobilizados, a associação de uma situação crítica com um sofrimento psíquico intenso pode levar o sujeito a pensar em suicídio. É de extrema importância que uma pessoa nessa situação tenha assistência médica e psicológica adequada para que consiga ver possibilidades de lidar com seu sofrimento. Infelizmente, o número de suicídio ao redor do mundo é cada vez maior. Hoje, o suicídio é uma questão de saúde pública, porém poucos profissionais de saúde, incluindo psicólogos, estão preparados para atuar em uma situação de crise suicida. Torna-se urgente a capacitação desses profissionais e a reflexão acerca do suicídio pela população em geral.
Objetivos:
● Introduzir o estudo da intervenção em crise com foco na prevenção do suicídio.
● Refletir acerca dos conceitos de crise, luto, transtornos mentais e suicídio.
● Introduzir a avaliação e atuação em situações de crise suicida.
● Capacitar profissionais para iniciar a atuação em crise suicida e formação de rede de encaminhamento em intervenção em crise.
Principais Tópicos:
● Intervenção em crise; 1. Definição de intervenção em crise; 2. Objetivos da intervenção em crise; 3. Diferenças entre a intervenção em crise, a psicoterapia e outras intervenções; 4. Contextos de intervenção em crise (luto, violência, desastre, transtornos mentais).
● Manejo da crise suicida 1. Avaliação de risco; 2. Manejo de crise suicida; 3. Estudo de casos. Recursos didáticos: Apresentação de slides e vídeos, microfone.

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos Terapêuticos

Área: Psicologia Clínica

Entidade: CFP – Conselho Regional de Psicologia – 1ª Região