INTERVENÇÕES GRUPAIS COM JOVENS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE | Autora: Celia Vectore – Coautoras: Isis Graziele da Silva, Thaís Vectore Pavanin, Ana Caroline Dias da Silva

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 612

Autora: Celia Vectore
Coautoras: Isis Graziele da Silva, Thaís Vectore Pavanin, Ana Caroline Dias da Silva

Conteúdo:
Considerando as contínuas e excessivas demandas da sociedade contemporânea sobre o indivíduo, um fenômeno que emerge de tal quadro relaciona-se a um intenso mal-estar cada vez mais presente nos contextos sociais. A ênfase na competividade, no individualismo e no alto desempenho – característicos do modo de produção capitalista -, tão presentes nos relacionamentos humanos, impõe que a Psicologia reflita acerca das reverberações que atingem principalmente os mais jovens, pressionando-os a se adequarem a determinados padrões e causando-lhes os mais diversos sofrimentos (ansiedade, baixa autoestima, isolamento social, automutilação, suicídio, dificuldade de relacionamento e aprendizagem, entre outros). Dessa forma, faz-se necessário compreender os diversos espaços em que esses jovens circulam e se expressam (especialmente instituições de ensino e mídias sociais), para apreender os sentidos que são produzidos por eles em relação a essas demandas sociais. A Psicologia, muitas vezes percebida como responsável por práticas curativas, possui também um papel imprescindível no desenvolvimento de ações preventivas e principalmente promotoras de saúde. Neste sentido, intervenções grupais se mostram um interessante recurso para a Psicologia desenvolver tais ações junto aos jovens, especialmente levando-se em conta que as questões do mal-estar supracitado referem-se a uma produção sociocultural, isto é, que tem emergência no coletivo. Para isto, o minicurso proposto objetiva contextualizar a juventude contemporânea, pensando principalmente na influência das mídias na constituição do sujeito, e discutir ferramentas de trabalho em grupo para o psicólogo que atua junto a esse público. Assim, serão apresentadas intervenções grupais realizadas no contexto de um curso preparatório para o vestibular em uma cidade no interior de Minas Gerais com jovens entre 15 e 25 anos. Nesse local, percebeu-se que a realização de oficinas em grupos com os estudantes, as quais se propuseram a refletir e atribuir sentido às pressões características da atualidade contribuiu para o exercício de um posicionamento crítico e ético dos jovens frente a tais exigências. Proporcionar este espaço de acolhimento, escuta e diálogo mostrou-se de grande valia no cuidado desses jovens e uma prática potente para a promoção de sua saúde física e psíquica.

Recursos didáticos: Datashow e computador

Bibliografia: Silva, A. C. D.; Silva, I. G. & Pavanin, T. V. (no prelo). Atuando no pré-vestibular: práticas para psicólogos. Curitiba: Appris.

Objetivo: Apresentar alternativas para o trabalho com jovens em contextos educacionais.

Principais tópicos: – Sociedade contemporânea: demandas e desafios – Contextos educacionais e o papel do psicólogo – Proposta de intervenção psicológica com jovens

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos Grupais (desenvolvimento de grupos em situações diversas; condução de dinâmicas de grupo; avaliação de processos grupais)

Área: Psicologia Escolar e Educacional

Entidade: ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional