O Ensino da Avaliação Psicológica e a Prática da Avaliação Terapêutica

Conferencista:
Anna Elisa de Villemor Amaral (ASBRo)

Resumo:
A Avaliação Psicológica é uma atividade fundamental no campo da Psicologia, podendo ser conduzida de várias maneiras, dependendo dos objetivos e dos contextos em que será realizada. Embora mais bem valorizada hoje em dia, ainda persistem conceitos equivocados sobre este processo que prejudicam seu ensino e aprendizagem, por um lado, mas, por outro, há críticas sustentadas em práticas realmente ineficazes, quando não distantes dos princípios éticos. Uma das principais críticas feitas aos processos de avaliação, e que tem dificultado o seu ensino nos currículos de graduação, aponta a sua pouca utilidade para o cliente, foco da avaliação. Muitas vezes, essa se constitui como uma atividade apenas investigativa ou exploratória, cujos resultados podem servir somente para quem solicita a avaliação, nem sempre trazendo benefício direto para a pessoa avaliada. Algumas propostas de práticas e de ensino visam superar essas dificuldades e preparar o profissional para transformar a experiência da avaliação em algo que traga efeitos terapêuticos imediatos e de longa duração para os clientes. Uma delas é chamada de Avaliação Terapêutica. Nesta conferencia serão abordados alguns modelos de avaliação praticados e ensinados em nosso meio, discutindo-se suas similaridades e divergências em relação à Avaliação Terapêutica, cujos princípios, fundamentos e estratégias ainda são pouco conhecidos no Brasil.

Eixo:
I – A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo:
Processos de Avaliação