Psicologia e Ensino Superior – contribuições para a formação do professor universitário

Conferencista:
Sérgio Antônio da Silva Leite (ABRAPEE)

Resumo:
A conferência aqui proposta tem como objetivo discutir o ensino superior como área de contribuição da Psicologia e de atuação do psicólogo. Centrando-se na questão da Pedagogia Universitária, pretende-se discutir a necessidade de políticas para a formação do professor do ensino superior, bem como identificar as contribuições da Psicologia, enquanto área de conhecimento, para tal empreendimento. Da mesma forma, serão abordadas as condições necessárias para o desenvolvimento dos PPP – Projeto Político Pedagógico – dos cursos universitários. Partindo-se da experiência desenvolvida nos últimos anos na Unicamp, através do trabalho realizado no EA2- Espaço de apoio ao Ensino e Aprendizagem, e baseando-se em referenciais sociointeracionistas, buscar-se-á destacar a relevância dessas concepções sobre o processo de Ensino-Aprendizagem, no desenvolvimento das práticas para o aprimoramento dos professores universitários. No mesmo sentido, será destacada a importância das pesquisas recentes, sobre o papel da Afetividade, desenvolvidas pelo Grupo do Afeto da Faculdade de Educação/Unicamp para a área em questão.

Eixo:
I -A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo:
Processos Educativos