PLANEJAMENTO DE CARREIRA DE ADULTOS EM TRANSIÇÃO | Autora: Manoela Ziebell de Oliveira – Coautora: Alyane Audibert Silveira

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 08:00 às 10:00
Sala: 604

Autora: Manoela Ziebell de Oliveira
Coautora: Alyane Audibert Silveira

Conteúdo:
O ingresso na era da informação, a partir dos anos 90, resultou em importantes impactos para as relações laborais, na medida em que postos de trabalho foram extintos ou transformados para atender às novas demandas do mercado de trabalho. Uma evidente consequência dessa mudança foram as transições (voluntárias e involuntárias) mais frequentes entre empregadores ou status de emprego. Em atenção a esse movimento, a literatura científica vem apresentando evidências de que indivíduos que se preocupam com seu planejamento de carreira refletem sobre as próprias competências e limitações e exploram constantemente as possibilidades de desenvolvimento disponíveis, entre outros comportamentos proativos, e tendem a desenvolver maior autonomia sobre suas decisões e competências necessárias para o enfrentamento de transições de carreira. Neste minicurso serão abordados aspectos considerados fundamentais em processos de planejamento para a transição de carreira em adultos: a reflexão sobre si; a construção da narrativa de carreira; os papéis ocupados e a saliência de papéis; as estratégias de apresentação e busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Recursos didáticos: O trabalho será realizado a partir de elementos teóricos e práticos com a finalidade de instrumentalizar teórica e tecnicamente os participantes para processos de aconselhamento com adultos.

Bibliografia: Duarte, M., & Lassance, M., & Savickas, M., & Nota, L., & Rossier, J., & Dauwalder, J., & Guichard, J., & Soresi, S., & Van Esbroeck, R., & Vianen, A. (2010). A Construção da Vida: Um Novo Paradigma para Entender a Carreira no Século XXI. Interamerican Journal of Psychology, 44 (2), 392-406. ; Evans, N., Forney, D., & Guido-DiBrito, F. (1998). Student development in college: Theory, research, and practice. San Francisco: Jossey-Bass. ; Objetivo: O objetivo do minicurso é instrumentalizar os participantes à condução de processo de planejamento de carreira em adultos à luz do paradigma Life-design de aconselhamento de carreira. ; Principais Tópicos: autorreflexão; autoconhecimento; reflexão sobre as habilidades e competências individuais; adequação às necessidades e demandas do mercado de trabalho atual; construção da narrativa de carreira; estratégias de apresentação e busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Orientação e Aconselhamento

Área: Psicologia Organizacional

Entidade: ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissionais