PLANO DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO PARA O ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (PDA-NEE): CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA CLÍNICA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR | Autora: Lília Maíse de Jorge

Data:  17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 702

Autora: Lília Maíse de Jorge

Conteúdo:
“O Plano de Desenvolvimento Acadêmico para o aluno com Necessidades Educacionais Especiais (PDA-NEE) é um documento elaborado por um grupo multiprofissional, projetado para atender as solicitações de escolas públicas e particulares, referentes à necessidade de parceria clínica no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades especiais, sobretudo as que se encontram no espectro do autismo. Trata-se de um documento organizado a partir de dados analisados e adaptados de modelos de Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado e de Plano Educacional Individualizado, bem como da leitura minuciosa dos documentos oficiais nacionais que cuidam da inclusão escolar. Traz consigo o mesmo objetivo desses planos, ou seja, de ser uma proposta educacional devidamente programada e delineada para garantir qualidade de intervenção pedagógica aos alunos com algum tipo de deficiência, que apresentem dificuldades na apropriação do conteúdo programático da série em que se encontram. O objetivo deste mini-curso é o de munir, com um instrumento completo e funcional, profissionais psicólogos da área clínica infantil e profissionais que atuam na esfera da Educação Especial em instituições escolares, visando promover a aprendizagem das crianças incluídas. Serão abordados os tópicos: a) apresentação geral do documento: composição das partes e importância de seu uso; b) preenchimento dos dados referentes às informações do aluno e da escola, culminando na elaboração do relatório circunstanciado; c) preenchimento das fichas de caracterização da criança quanto aos aspectos da neuroaprendizagem, aos aspectos psicoemocionais, e aos aspectos relacionados às várias áreas de conhecimento; d) análise das adaptações curriculares de pequeno porte e de grande porte; e) análise das necessidades de acesso ao currículo: equipamentos e materiais; f) organização do Plano Individualizado de Intervenção Pedagógica ou Educacional, considerando: ajustes de conteúdo (o que ensinar?), estratégias metodológicas (como ensinar?), recursos materiais (com o que ensinar?), e condições especiais de avaliação (qual o resultado do processo?); g) utilização das fichas que compõem os anexos. Ao final, serão apresentadas algumas experiências já efetuadas com este documento, em escolas que aceitaram participar do projeto. O curso será ministrado por meio de slides, contando com observações críticas dos participantes, que estarão em contato com o documento, analisando-o em pequenos grupos. Bibliografia Brasil (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Pletsch, M. D. (2009). Repensando a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental: diretrizes políticas, currículo e práticas pedagógicas. Tese (doutorado), Rio de Janeiro, UERJ/Faculdade de Educação, Brasil. Poker, R. B., Martins, S.E.S.O., Oliveira, A.A.S., Milanez, S.G.C., & Girotto. C.R.M. (2013). Plano de desenvolvimento individual para o atendimento educacional especializado. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária. SEESP/MEC. (2003). Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Organização: Maria Salete Fábio Aranha. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Tannús-Valadão, G. (2014). Inclusão Escolar e Planejamento Educacional Individualizado: avaliação de um programa de formação continuada para educadores. Tese (doutorado), São Carlos, UFSCar, Brasil.

Eixo: A psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas

Processo: Processos Educativos (formação/orientação de professores; planejamento educacional; elaboração de projetos educacionais;atuação/intervenção em contextos educativos formais e não formais; avaliação de processos educativos; orientação profissional/vocacional; planejamento e acompanhamento de medidas socioeducativas)

Área: Educação Especial

Entidade: IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica