PUBLICAR SOBRE A FORMAÇÃO: REDAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES EM PSICOLOGIA | Autora: Mônica Ramos Daltro

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 08:00 às 10:00
Sala: 603

Autora: Mônica Ramos Daltro

Conteúdo:
A escrita é parte significativa de um processo formativo e a conexão de trabalhos científicos relevantes para a sociedade democrática e participativa também é uma tática e ação crucial para a formação em psicologia e contribuição profissional-científica, à qual pode gerar transformação da sociedade. Com efeito, escrever e publicar é uma prática social importante e vai muito além de fatores produtivistas, implica a circulação de ideias, valores, práticas formativas e profissionais e resultados de trabalhos que podem mudar histórias de uma sociedade e fomentar implantações de políticas públicas bem como difundir princípios de uma formação em direitos humanos por meio de uma psicologia engajada social e politicamente com epistemologias democratizantes das subjetividades e relações socioculturais. Este minicurso visa oferecer a oportunidade do ensino-aprendizagem da escrita e organização de trabalhos científicos, em especial, da produção de artigos e capítulos de livros e/ou organização de livros em coletânea ou integrais. Através da exposição participativa, esse minicurso objetiva abordar estratégias concretas para facilitar a escrita, agenciar a organização de grupos de pesquisa e criar redes colaborativas de um profícuo e crítico exercício do pensamento e da realização de publicações com compromisso social e político especialmente no âmbito da formação. Com essa perspectiva discute a importância de publicar no âmbito da formação, identifica modelos de estudos, processos e etapas de construção de narrativas científicas e estratégias de identificação de territórios de publicação.

BIBLIOGRAFIA: APARECIDA A. Z. P. SABADINI MARIA IMACULADA C. SAMPAIO SÍLVIA HELENA KOLLER (Organização) Publicar em Psicologia : um Enfoque para a Revista Científica ? São Paulo : Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia / Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009. 216 p. VOLPATO, G.L. Como escrever um artigo científico. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, vol. 4, p.97-115, 2007 VITÓRIA, M.I.C.; PILLON CHRISTOFOLI, M.C. A escrita no Ensino Superior. Educação Revista, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 41-54, jan./abr. 2013 UFRGS- MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO. http://www.ufrgs.br/deds/copy_of_imagens/Manual%20Artigo%20Cientifico.pdf

Eixo: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo: Processos Investigativos (pesquisa, trabalhos teóricos e empíricos)

Área: Formação em Psicologia

Entidade: ABEP – Associação Brasileira de Ensino em Psicologia