RAVLT – TESTE DE APRENDIZAGEM AUDITIVO – VERBAL DE REY | Autor: Jonas Jardim de Paula

Data: 15/11/2018 a 16/11/2018
Hora: 08:00 às 10:00
Sala: 711

Autor: Jonas Jardim de Paula

Conteúdo:
Avaliar a memória é um aspecto de grande relevância nos processos de avaliação psicológica e neuropsicológica, pois o declínio significativo desta função cognitiva pode comprometer atividades essenciais diárias do individuo como tomada de decisão, comunicação e aprendizagem, entre outras interferências. O teste de Aprendizagem Auditivo- Verbal de Rey (RAVLT) é um dos instrumentos mais utilizados para avaliação de memória declarativa episódica, amplamente conhecido em diversos países, contribuindo em diagnósticos que incluem dificuldade de memória, como, por exemplo, casos de Alzheimer. Originalmente desenvolvido em francês pelo pesquisador suíço André Rey e posteriormente modificado para a língua inglesa, teve sua recente publicação pela Vetor Editora com estudos de validade e precisão para a população brasileira. No Brasil, o instrumento pode ser utilizado em crianças, adultos e idosos, com idade entre 6 a 92 anos. O teste auxilia no diagnóstico clínico, contribuindo com a identificação do tipo da dificuldade de memória, apontado indícios como maior dificuldade no armazenamento ou na recuperação das informações. O minicurso capacitará quanto à utilização do RAVLT e em conceitos de memória.

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Avaliação, Métodos e Medidas em Psicologia

Entidade: VETOR EDITORA