Questões jurídicas e os métodos projetivos

Entidade:
ASBRo

Coordenador(a):
Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro

Financiador do coordenador:

Resumo:
A Avaliação Psicológica é uma prática inserida em diversos contextos da atuação profissional. Especificamente, dentro do campo jurídico abrange um caminho próprio que articula a prática, dilemas éticos e técnicos para desenvolver seus trabalhos e estudos. Esta mesa redonda traz reflexões e dados de pesquisa que podem corroborar nesta atuação profissional. A circunscrição, enquanto área profissional, de realizar avaliação psicológica na área jurídica permite considerar que a avaliação trata de investigar, ou melhor, de um problema a resolver, uma questão a responder frente a uma pergunta específica, ou melhor, uma questão legal. O primeiro trabalho apresentará dados de pesquisa que investigou, por meio do R-PAS, aspectos cognitivos de AVS com e sem traços de psicopatia, de Autores de Violência Sexual contra crianças e adolescentes (AVS). O segundo trabalho apresentará dados de pesquisa que visam compreender o funcionamento psíquico de pais e mães envolvidos (possivelmente alienantes e alienados) em casos de alienação parental. E por último, o terceiro trabalho, apresentará dados de pesquisa que tem como objetivo buscar evidências de validade do Teste Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) na avaliação de crianças filhas de pais separados.

Eixo:
II – Práticas Profissionais da Psicologia em contextos sem muros

Processo:
Processos de avaliação


Apresentações:

PSICOPATIA, ASPECTOS COGNITIVOS EM AUTORES DE VIOLÊNCIA SEXUAL E O RORSCHACH R-PAS
– Rodrigo Perissinotto – FAPEG (Coautora: Ana Cristina Resende)
O Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS), tem demonstrado sensibilidade para identificar o funcionamento de alguns aspectos cognitivos como o engajamento e processamento cognitivo, bem como a percepção e pensamento. Prejuízos em tais funções podem favorecer comportamentos socialmente reprováveis. Estudos da área tem apontado que Autores de Violência Sexual contra crianças e adolescentes (AVS) apresentam distorções cognitivas que, aliados a outros fatores como proximidade com a vítima, estresse situacional e baixa habilidade social, criariam situação propícia para o envolvimento neste tipo de crime. Além disso, outro fator que tem sido relacionado ao envolvimento em atos delituosos e também à violência sexual é o traço de personalidade psicopático. Este trabalho se propõe a investigar, por meio do R-PAS, os aspectos cognitivos de AVS com e sem traços de psicopatia. Participaram do estudo 30 AVS (20 não psicopatas, 10 Psicopatas) cumprindo pena em regime fechado. Para caracterizar a psicopatia foi utilizada a Escala Hare (PCL-R). As análises dos dados utilizaram o t de student, o tamanho do efeito por meio do d de Cohen e análise de regressão. As diferenças encontradas entre os grupos, bem como o grau em que as distorções cognitivas justificam a psicopatia em AVS serão discutidas nessa mesa. Entende-se que compreender tais aspectos da personalidade em AVS se torna relevante no planejamento de políticas públicas de prevenção e mesmo de reinserção de tais pessoas na vida pública.

CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DE PAIS E MÃES ENVOLVIDOS EM CASOS DE ALIENAÇÃO PARENTAL AVALIADOS PELO MÉTODO DE RORSCHACH – SISTEMA COMPREENSIVO
– Michéli da Silva Jacobi – Bolsa CAPES (Coautores: Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro)
A temática Alienação Parental com frequência está relacionada a separação conjugal, podendo ser considerada uma disfunção nos relacionamentos familiares em que o pai/mãe por meio de atos abusivos, difama, desqualifica, e manipula a criança contra o outro pai/mãe. O(s) filho(s) pode(m) apresentar rejeição contra o seu pai/mãe, e com isso ocorrer o afastamento da convivência da relação pai/mãe com o (os) filho(os). O presente estudo tem como objetivo compreender o funcionamento psíquico de pais e mães envolvidos (possivelmente alienantes e alienados) em casos de alienação parental, e ainda avaliar a percepção da realidade, estresse situacional, egocentrismo e auto percepção. A amostra será constituída de 30 pais e 30 mães biológicos ou adotivos, que tenham processo no Tribunal de Justiça do estado do Mato Grosso (TJMT), participantes da Oficina Pais e Filhos no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos NUPEMEC, e que estejam envolvidos em processo de alienação parental. Os pais serão convidados a participar da pesquisa. Para este estudo serão utilizados como instrumentos entrevista sem dirigida (elaborada pela autora do projeto), Questionário Sócio demográfico, Escala de Alienação Parental (EAP) e o Método Projetivo de Rorschach segundo o Sistema Compreensivo. A pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados e oportunamente os dados serão apresentados no evento. Os dados serão analisados por meio de análise estatística e correlacional. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma melhor compreensão da temática a ser estudada.

A AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS FILHAS DE PAIS SEPARADOS PELO TESTE PIRÂMIDES COLORIDAS DE PFISTER
– Fernanda Monteiro Böer – CAPES (Coautora: Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro)
Os métodos projetivos se constituem como importantes instrumentos na avaliação psicológica de crianças. Dentre eles, o Teste Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) se destaca por ser uma técnica expressiva, não-verbal, lúdica e de fácil aplicação para a avaliação de crianças, sobretudo, quanto aos aspectos relacionados à afetividade e ao relacionamento cognitivo. Neste contexto, considerando que a avaliação psicológica é comumente requisitada em se tratando de crianças que vivenciam o processo de separação dos pais, o presente estudo tem como objetivo buscar evidências de validade do Teste Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) na avaliação de crianças filhas de pais separados. Trata-se de um estudo ainda em andamento e, para a coleta de dados, está sendo utilizado o TPC. Considerando os dados preliminares, a amostra, até o momento, está constituída por 18 crianças de sete a doze anos de idade incompletos (M=9,22 e DP=1,43) e de ambos os sexos (M=10 e F=8). Os resultados têm revelado predomínio de tapetes furados ou rasgados (N=19), quanto ao aspecto formal das pirâmides. No que se refere à incidência das cores, nota-se um rebaixamento no uso da cor violeta (N=9). Em relação ao agrupamento das cores, verifica-se um aumento significativo na Síndrome de Estímulo (N=10) e rebaixamento na Síndrome Fria (N=12) e na Síndrome Incolor (N=08). Concluiu-se que a amostra tem revelado diferenças significativas em relação à amostra normativa do teste, demonstrando que o TPC pode ser um instrumento válido na avaliação de crianças neste contexto.