A Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais: história e perspectivas atuais

Entidade:
ABRAPEE

Coordenador(a):
Deborah Rosária Barbosa

Financiador do coordenador:

Resumo:
A Psicologia Educacional e Escolar tem um longo histórico no estado de Minas Gerais. Desde os trabalhos pioneiros de Helena Antipoff nos anos 1930 na cidade de Belo Horizonte e Ibirité e, posteriormente, o seu desenvolvimento no estado como um todo. Este simpósio descreverá um panorama deste histórico e apresentará a pesquisa multicêntrica recente envolvendo três instituições de ensino superior de Minas com objetivo de conhecer a história e a perspectiva atual das práticas desenvolvidas no referido estado, no que se refere à relação entre a Psicologia e Educação. O estudo busca compreender os desafios contemporâneos que se colocam para os psicólogos que atuam nesta área nos contextos educativos públicos. O simpósio apresentará os resultados do estudo e também o trabalho desenvolvido na Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do Conselho Regional de Minas Gerais e as ações desenvolvidas por essa comissão nos últimos anos. A ações da Comissão e os resultados do estudo mostram que a área tem um profícuo trabalho sendo desenvolvido em diferentes campos de atuação em Minas Gerais, porém ainda sem uma política pública federal e estadual que ampare os psicólogos que atuam no campo, sendo que seu trabalho é oriundo de iniciativas municipais.

Eixo:
III – A psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas

Processo:
Processos Educativos


Apresentações:

Uma contribuição para a historiografia da Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais
– Deborah Rosária Barbosa – FAPEMIG
A presente fala irá destacar os estudos encontrados via levantamento bibliográfico realizado a partir de uma pesquisa multicêntrica cujo objetivo foi reunir os dados sobre a história e as perspectivas atuais do desenvolvimento da área no estado de Minas Gerais. A história da Psicologia Educacional e Escolar neste estado comumente tem sido associada aos primeiros trabalhos da professora Helena Antipoff na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte a partir dos anos 1930. O pioneirismo desta psicóloga russa é correlato de outras iniciativas de ações na área em outros locais do estado como o profícuo trabalho realizado no Laboratório de Psicologia Experimental da atual Universidade Federal de São João del-Rei ainda nos anos 1950 e o desenvolvimento de atividades no Triângulo Mineiro nas cidades de Uberlândia e Uberaba nos anos 1970. Os estudos deste levantamento histórico ainda necessitam de uma compilação que abarque as diferentes facetas dessas ações desenvolvidas em diferentes cidades e tempos históricos, porém denotam que o estado mineiro tem um destaque como protagonista da área no Brasil.

Atuação dos psicólogos educacionais e escolares em Minas Gerais na contemporaneidade
– Celso Francisco Tondin – FAPEMIG
Considerando a relevância histórica da Psicologia Educacional (PEE) em Minas Gerais, a presente fala apresentará pesquisa multicêntrica que objetiva investigar a história, atuação e desafios contemporâneos desta área neste estado. Na primeira etapa, foi realizada pesquisa bibliográfica tendo como fontes os repositórios institucionais das universidades federais mineiras que oferecem pós-graduação stricto sensu em Psicologia: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal de São João del-Rei, e as bases de dados: BVS Psi, Scielo e Pepsic. Além disso, foram investigadas todas as edições (1970 a 2017) do Jornal do Psicólogo do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, focando-se as matérias que tratam sobre a PEE. Ainda, foram mapeadas as propostas legislativas sobre a temática no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Por fim, com o propósito de identificar os psicólogos que atuam na área da Educação e conhecer as práticas que realizam, realizou-se um georreferenciamento que iniciou pela região metropolitana, composta por 34 municípios, e pela mesorregião do Campo das Vertentes, composta também por 34 municípios. Na próxima etapa, os psicólogos mapeados serão entrevistados a fim de relatarem suas práticas, potencialidades, dificuldades, avanços e desafios.

O protagonismo da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais
– Stela Maris Bretas Souza – CRP MG
A Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais tem desenvolvido ações como a I Mostra de Práticas em Psicologia e Educação no ano de 2016 e também proposições de ações políticas e práticas para atuação junto aos psicólogos da área e junto aos gestores públicos. A I Mostra trouxe 156 participantes de 15 cidades mineiras apresentando diferentes práticas desenvolvidas em campos educativos diversos. Além disso, a Comissão elaborou uma proposta de implementação de um Núcleo para discussão de assuntos relacionados à Psicologia e Educação junto à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, proposta que está sendo analisada pela secretaria. A Comissão reúne profissionais de cidades diversas e se reúne mensalmente para coordenação de discussões e ações para maior visibilização do trabalho do psicólogo escolar e sua importância como política pública. Uma luta atual tem sido o diálogo com gestores no intuito de convencimento da necessidade de uma legislação propositiva de inserção do psicólogo na educação pública de Minas Gerais.