Registrando os resultados da pesquisa científica: desafio para os estudantes

Conferencista:
Antonio Joaquim Severino (ABRAP)

Resumo:
O envolvimento dos estudantes em todos, em todos os estágios de sua formação, em procedimentos sistemáticos de produção do conhecimento científico, familiarizando-os com as práticas teóricas e empíricas da pesquisa, é o caminho mais adequado inclusive para se alcançar os objetivos da própria aprendizagem. Aprender é necessariamente uma forma de praticar o conhecimento, é apropriar-se de seus processos específicos. O fundamental no conhecimento não é a sua condição de produto, mas o seu processo. Com efeito, o saber é resultante de uma construção histórica, realizada por um sujeito coletivo. Daí a importância da pesquisa, entendida como processo de construção dos objetos do conhecimento e a relevância que a ciência assume em nossa sociedade. Daí igualmente o imprescindível papel da elaboração técnica dos registros dos resultados da investigação, como é o caso das monografias, teses e dissertações.

Eixo:
I – A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo:
Processos Formativos; Processos Formativos de Psicólogos